Perguntas

  • Qual a tendência mais marcante na Cirurgia Plástica atual?
  • As pessoas estão com mais medo de serem anestesiadas e permanecerem mais tempo internadas?
  • O que é a Hidrolipoaspiração?
  • Quais outras cirurgias podem ser realizadas sob anestesia local, não necessitando de internação?
  • Qual é a idade em que se pode procurar um Cirurgião Plástico?
  • Quando procurar um Cirurgião Plástico?
  • A Cirurgia Plástica tem riscos?
  • Qual o perigo da anestesia?
  • A Cirurgia Plástica dói?
  • Quanto tempo leva para desaparecer as cicatrizes?
  • Quanto tempo leva para se obter o resultado final de uma Cirurgia Plástica?
  • Quando há necessidade de retoque?
  • garantia de que vai ficar bom?
  • Qual o período de internação e repouso?
  • Posso utilizar meu convênio em Cirurgia Plástica?
  • O cigarro prejudica a Cirurgia Plástica?

RESPOSTAS:

  • Qual a tendência mais marcante na Cirurgia Plástica atual?

O que temos visto cada dia com mais freqüência é a procura por procedimentos menos invasivos ou menos agressivos como cirurgias por video endoscopia (face, mamas, próteses gluteas, mini-abdomen,etc…) em que através de pequenos orifícios realizam-se cirurgias que anteriormente necessitariam de grandes incisões, mas com resultados iguais ou melhores.

topo

  • As pessoas estão com mais medo de serem anestesiadas e permanecerem mais tempo internadas?

De certa maneira, sim ! Devido a problemas ocorridos recentemente e amplamente divulgados na mídia, as pessoas estão procurando procedimentos mais simples em que se minimizem os riscos e em que fiquem afastadas de suas atividades normais pelo menor tempo possível.

topo

Este tipo de procedimento já existe há vários anos e esta sendo agora redescoberto, trata-se da Lipoaspiração realizada com cânulas finas associada ou não ao Ultrason. Previamente é injetada grande quantidade de solução de soro mais anestésico local. Geralmente são procedimentos que duram aproximadamente 45 min. , e as áreas que podem ser tratadas são : queixo, cintura, abdomen, axilas, nádegas, pequenos “culotes”, face interna das coxas, joelhos, etc…
O paciente poderá voltar a trabalhar no dia seguinte e em alguns casos no mesmo dia.

topo

  • Quais outras cirurgias podem ser realizadas sob anestesia local, não necessitando de internação?

Outro procedimento que pode ser realizado sob anestesia local é o mini-lifting, em que são realizadas pequenas retiradas de pele em pontos estratégicos da face, com ótimos resultados. É indicado para pacientes que ainda não necessitam cirurgias maiores ou que mesmo necessitando sentem receio, ou não podem no momento submeter-se a procedimentos mais agressivos.

topo

  • Qual é a idade em que se pode procurar um Cirurgião Plástico?

A idade irá variar de acordo com o problema apresentado pelo paciente e da necessidade de cirurgia estética ou reparadora.
Orelhas em abano, podem ser operadas a partir de sete anos de idade.
Plásticas de mamas em geral a partir dos quinze anos.
Cirurgias de face, dependendo do grau de envelhecimento da paciente, a partir dos trinta e cinco anos. Se for reparadora, pode ser até a partir de meses de vida como em crianças com lábio leporino.

topo

  • Quando procurar um Cirurgião Plástico?

Dependerá do paciente e de sua necessidade. No momento em que o paciente não se sente mais satisfeito consigo mesmo é a hora mais adequada para se procurar um profissional, exceto em casos de acidentes ou deformidades físicas em que a ocasião da procura foge a nossa escolha.

topo>

  • A Cirurgia Plástica tem riscos?

Sim! A Cirurgia Plástica é cirurgia como outra qualquer e como tal implica em algum risco.
Mas há uma diferença em relação a outra cirurgias: O paciente de Cirurgia Plástica não é portador de nenhum tipo de doença, ou seja, não está sendo operado por necessidade vital, sendo assim é saudável e portanto tem menos chance de complicações durante o procedimento. Mas caso o paciente seja diabético, hipertenso, cardiopata, etc, isso não impossibilita que seja operado, desde que o problema esteja sob controle e o cirurgião e o anestesista estejam cientes e tomem os cuidados necessários, bem como o ato seja realizado em clínica ou hospital que disponha de todos os recursos.

topo

Os riscos da anestesia são mínimos e variam de acordo com o tempo de cirurgia, a realização de vários procedimentos em um mesmo paciente, a existência de problemas de saúde não relatados previamente, bem com utilização de drogas ilegais ou medicação controlada não relatada ao médico, O local onde é realizada a cirurgia e a qualificação dos anestesistas da equipe é fundamental para que tudo saia sem problemas.
No momento em que todas estes quesitos são devidamente levados em conta, os riscos tornam-se mínimos.

topo

  • A Cirurgia Plástica dói?

A dor é bem menor do que se supõe e varia de acordo com o paciente, o tipo de cirurgia a que se submete, a realização de cirurgias associadas e o repouso adequado no pós operatório. Varia também com o sexo, já que homens sentem mais dor que mulheres. Exemplo: Uma lipoaspiração de corpo todo, ou seja, abdomen, costas e pernas é mais dolorosa que uma plástica de mama. Mas mesmo assim os analgésicos comuns, tipo paracetamol são suficientes. A dor é mais comum nos primeiros três dias e diminui gradativamente até cessar em aproximadamente vinte dias.

topo

  • Quanto tempo leva para desaparecer as cicatrizes?

O tempo de permanência das cicatrizes irá variar de paciente para paciente e irá depender também da genética de cada um. Há pessoas que tem tendência a ter quelóides (cicatrizes altas e avermelhadas) e que irão necessitar de retoque no pós operatório, outras com dois meses não tem mais cicatrizes, mas em média o tempo para melhorar o aspecto das cicatrizes é de aproximadamente seis meses a um ano.
Pessoas de raça negra ou asiáticas tem mais tendência a cicatrizes hipertróficas ou quelóides mas pessoas de pele clara também podem tê-los. Atualmente há tratamento para qualquer tipo de cicatriz inestética.

topo

  • Quanto tempo leva para se obter o resultado final de uma Cirurgia Plástica?

O resultado final irá depender da cirurgia.
Exemplo: Uma cirurgia de mama leva em média de seis meses a um ano para diminuir o edema e as cicatrizes, mas o resultado final irá levar anos.
Uma cirurgia de lipoaspiração leva em média de cinco a oito meses para diminuir o edema.
Os cuidados nos pós-operatório tipo massagens de cicatrizes, drenagem linfática em áreas de edema ajudam nos resultados, bem como o repouso adequado segundo orientação do cirurgião, não exposição ao sol precocemente, etc…
Se o paciente seguir à risca as recomendações do cirurgião, o risco de resultados aquém do desejado diminui muito.

topo

  • Quando há necessidade de retoque?

O retoque, ou seja, a correção de pequenas imperfeições irá depender do paciente. Há casos em que uma única cirurgia não é suficiente para obtenção do melhor resultado. Exemplo: Pessoas com grande excesso de peso ou com muita flacidez, ou com tendência a uma má cicatrização podem evoluir com pequenas imperfeições no resultado final.
Os retoques geralmente são feitos sob anestesia local e não implicam em internação, afastamento do trabalho ou repouso prolongado.

topo

Podemos garantir que em 80% dos casos o resultado é muito bom. Mas não podemos garantir que alguns pacientes não apresentarão algum tipo de complicação como rejeição de pontos, cicatrizes inestéticas, etc… Mas em geral para tudo há algum tipo de solução.

topo

  • Qual o período de internação e repouso?

O período de internação é a cada dia menor, sendo que em 80% das cirurgias não associadas, ou seja, não realizadas junto com outra é necessário somente a permanência em hospital – dia, o que significa internação de doze horas.
Em cirurgias maiores tipo face, ou associadas tipo mama e abdomen, a internação por vinte e quatro horas é suficiente.
O afastamento do trabalho, estudo, exercícios físicos, etc… também irá depender do porte da cirurgia. Exemplo: Uma lipoaspiração de porte médio implica em afastamento do trabalho de aproximadamente tres dias, implantes mamários de silicone, de 3 a 5 dias, uma plástica de redução de mamas aproximadamente dez dias, uma cirurgia facial, de 7 a 10 dias, e correção de orelhas em abano em crianças, de 1 a 2 dias.

topo

  • Posso utilizar meu convênio em Cirurgia Plástica?

Se for Cirurgia Plástica Reparadora ou Reconstrutiva, sim. Seria o caso de um acidente com alguma deformidade física ou um câncer de mama, com necessidade de reconstrução da mama afetada ou mesmo o nascimento de uma criança com uma malformação congênita.
No caso de Cirurgia Plástica Estética em 90% dos casos é impossível utilizar-se o convênio, salvo casos limítrofeses em que uma perícia médica irá decidir se é caso de Cirurgia Estética ou Reparadora, como por exemplo mamas gigantes acarretando problemas de coluna.

topo

  • O cigarro prejudica a Cirurgia Plástica?

Sim, o fumo faz com que os vasos sangüíneos se contraiam, diminuindo a oxigenação da área operada, o que dificulta a cicatrização. Recomenda-se parar de fumar um mês antes e um mês após a cirurgia.

topo